Omega Geração divulga relatório de sustentabilidade e comemora duplo upgrade em rating ESG da MSCI

A Omega, maior geradora de energia renovável do Brasil, foi reconhecida com classificação A na avaliação de ESG da MSCI, companhia global que fornece pesquisas e análises de práticas de negócios ambientais, sociais e de governança para milhares de empresas em todo o mundo. A conquista vem em um momento estratégico para a companhia, na divulgação de seu Relatório Integrado 2020 e é resultado dos diversos avanços que a Omega alcançou no último ano. 

“Nós nascemos ESG e acreditamos, desde a nossa fundação, que só é possível ser sustentável tendo uma atuação ética e transparente e que resultados superiores só tem valor se atingidos respeitando as leis, nossos valores e uns aos outros”, reforça o CEO da Omega, Antonio Bastos Filho. “Em 2020, continuamos trabalhando em prol do nosso propósito para garantir que a energia limpa, barata e simples seja realidade para todos os brasileiros”, completa. 

Rating MSCI 

O upgrade na classificação de 2021 veio a partir do trabalho realizado desde 2019, quando a Omega elaborou sua Estratégia de Sustentabilidade e construiu um plano de ação para se tornar referência em ESG até 2024. O lançamento das políticas de sustentabilidade e anticorrupção, do Manifesto de Pessoas, a implementação dos comitês de ética e sustentabilidade, além da criação de um canal de denúncias terceirizado, independente e absolutamente confidencial, foram algumas das ações que alavancaram a avaliação da companhia.  

O MSCI ESG Research fornece pesquisas projetadas para trazer percepções críticas que podem ajudar os investidores institucionais a identificar os riscos e oportunidades que o investimento tradicional pode ignorar. As classificações MSCI ESG também são usadas na construção do Índice MSCI ESG, produzido pela MSCI, Inc. 

Relatório de Sustentabilidade 

A Omega divulga ao mercado o seu primeiro Relato Integrado, elaborado seguindo as diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC). O material reúne as principais ações e resultados da Omega em 2020 em torno dos pilares que compõem a gestão em sustentabilidade e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), seguindo as metodologias Global Reporting Initiative (GRI) e Sustainability Accounting Standards Board (SASB).

Faça o download do relatório completo aqui

Faça o download do relatório versão reduzida aqui

Em 2020, a Omega Energia investiu mais de R$5 milhões em ações para mitigar os efeitos da pandemia, como a doação de itens hospitalares, equipamentos de proteção individual, testes rápidos, cestas básicas, respiradores e máscaras. A empresa também formou parcerias com instituições como o United Nations Children’s Fund (UNICEF), a EDF Renewables e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – que somadas beneficiaram mais de 90 mil pessoas. 

Na frente ambiental, a empresa atua ativamente para limitar o aquecimento global e contribui para tornar a matriz elétrica brasileira mais limpa, evitando a emissão de carbono na atmosfera. De 2017 a 2020, a companhia evitou a emissão de 955 mil toneladas de CO2 – 328,2 mil toneladas apenas no ano passado.  

No âmbito social, realizou ações junto às comunidades de forma sustentável, por meio de projetos que trazem resultados tangíveis à sociedade, reforçando a educação e a geração de renda local – como o Centro de Educação Janela para o Mundo, o Ecolar e o Da Raiz ao Grão. Ao todo, foram investidos R$ 6,8 milhões em iniciativas que contribuíram diretamente para desenvolvimento e empoderamento das comunidades.  

Para complementar as ações, a Omega fortaleceu a governança em sustentabilidade, criando um Comitê de Sustentabilidade e o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, bem como detalhou seus compromissos com a temática, por meio de novas políticas e códigos.  

Para conferir o Relato Integrado 2020 na íntegra, basta acessar link aqui 

Sobre a Omega Energia 

Fundada em 2008, a Omega Energia é uma plataforma de energia renovável e digital. A companhia é referência em investimentos no setor de geração de energia limpa e a maior detentora de ativos operacionais renováveis do país – hoje presente em sete estados brasileiros, com capacidade contratada de 1.869 MW.  

Ao longo do tempo a Omega inovou e fez da tecnologia uma grande aliada para resolver problemas de seus clientes e mercados. Em 2020, a companhia lança a primeira plataforma 100% digital para compra e gestão de energia no mercado livre, dando mais um passo em direção a seu propósito de transformar o mundo por meio da energia limpa, barata e simples. 

AVISO LEGAL 

O USO DE QUALQUER PESQUISA MSCI ESG LLC OU DOS SEUS DADOS AFILIADOS (“MSCI”), E O USO DE LOGOS MSCI, MARCAS REGISTRADAS, MARCAS DE SERVIÇOS OU NOMES INDEXADOS AQUI PRESENTES NÃO CONSTITUEM UM PATROCÍNIO, ENDOSSO, RECOMENDAÇÃO OU PROMOÇÃO DA OMEGA POR PARTE DA MSCI. OS SERVIÇOS E DADOS DA MSCI SÃO PROPRIEDADES DA MSCI OU DE SEUS PROVEDORES DE INFORMAÇÃO, E SÃO DISPONIBILIZADOS COMO ESTÃO, SEM GARANTIAS. OS NOMES E LOGOS DA MSCI SÃO MARCAS REGISTRADAS OU MARCAS DE SERVIÇO MSCI.