Como tornar uma empresa sustentável com 8 gestos simples e eficazes

Elimine plásticos, repense transporte, uso de água e de energia, migre para o ACL, controle resíduos: como tornar uma empresa sustentável?

Uma empresa que adota ações sustentáveis é aquela que se preocupa com a sua cadeia de negócios e implementa ações conscientes e inovadoras. Como resultado, além de apresentar um diferencial mercadológico e se destacar diante da concorrência, ela também gera lucros para a companhia e benefícios para a sociedade. Mas como tornar uma empresa sustentável?  

Antes de tudo, pensar a sustentabilidade no mundo corporativo é defender estratégias de eficiência energética e atitudes que garantam a manutenção, não só do trabalho, mas da vida no planeta. Dessa maneira, a empresa tem um papel social e a missão de proporcionar impactos positivos na sociedade.  

Para aprender como tornar uma empresa sustentável, continue essa leitura e descubra 8 gestos simples que você pode aplicar no seu ambiente profissional. 

Como tornar uma empresa sustentável

Qual é o papel da sua empresa na sociedade? Sua empresa representa um importante ator de manutenção da sociedade. Isso porque ela gera empregos, alimenta a economia e supre a demanda de produtos e serviços. Além disso, ela precisa ser responsável com o meio ambiente e atuar contra a crescente escassez de recursos naturais.  

Desse modo, para entender como tornar uma empresa sustentável e geradora de resultados, basta integrar os três pilares da sustentabilidade:  

  • O social;
  • O ambiental;
  • E o econômico.

Essa integração pode parecer complicada, mas é mais simples do que se imagina! Com algumas estratégias é possível transformar a rotina de trabalho e mudar hábitos nocivos para o meio ambiente. O resultado desse esforço refletirá tanto interna quanto externamente, com a redução de custos, desperdícios, risco de imagem e otimização de relacionamentos interpessoais. 

Além de tudo, a adoção de atitudes sustentáveis demanda poucos investimentos e pode gerar lucro para a empresa. Uma pesquisa realizada pela agência norte-americana Union + Webster, mostrou que 87% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis.  

Sendo assim, confira a seguir 8 gestos simples e eficazes de como tornar uma empresa sustentável. Aproveite também para se inspirar nessas ideias e, quem sabe, criar oportunidades de negócio! 

Gesto 1: Elimine os descartáveis

O consumo de copos descartáveis dentro das empresas representa não só um desperdício financeiro, mas também ecológico. Segundo a ONU, 80% do lixo nos oceanos é composto por plásticos de utilização única, ou seja, copos, canudos e utensílios descartáveis. Além disso, a mesma entidade afirma que o prejuízo nos ecossistemas marinhos já soma US$ 8 bilhões.  

Com isso em mente, é importante incentivar seus funcionários a mudarem de hábitos e adotarem atitudes como trazer canecas, garrafas e utensílios laváveis. Ao invés de comprar copinhos de plástico todo mês, que tal presentear seus colaboradores com uma bela caneca com a cara da sua empresa?  

Gesto 2: Repense o uso da água e da energia elétrica

O primeiro pensamento de quem busca tornar uma empresa sustentável é economizar água e energia elétrica, não é mesmo? Mas, não estamos falando apenas de apagar a luz ao sair da sala ou desligar a torneira enquanto ensaboa a mão. Existem atitudes simples que sua empresa pode adotar e assim contribuir para a redução dos impactos ambientais.  

Um exemplo interessante é repensar as cores das paredes. Essa simples mudança pode ajudar os ambientes a se tornarem claros e iluminados naturalmente. Além disso, instalar reguladores de pressão e temporizadores nas torneiras ajuda a reduzir o gasto desnecessário de água.  

Outra dica: substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes de LED, que além de mais econômicas, possuem vida útil 50 vezes maior. Sem contar que o calor transferido pela lâmpada de LED para o ambiente é menor, ou seja, você gastará menos para climatizar o local.  

Por fim, substitua os motores e máquinas industriais antigos, pois os de alta performance economizam de 20% a 30% de energia. Vale destacar que, apesar do investimento em maquinário representar um gasto para a sua empresa, o retorno sobre investimento (ROI) é positivo e costuma acontecer em curto prazo.  

Gesto 3: Implemente a documentação eletrônica

Atualmente, fala-se muito sobre o uso desnecessário do plástico, mas não podemos esquecer que, no mundo corporativo, os lixos são compostos na sua maioria por papéis. Uma maneira de reduzir o desperdício de papel é a adoção da documentação eletrônica. Os sistemas de arquivamento eletrônico são bons para o meio ambiente e ainda apresentam mais segurança e confidencialidade para a empresa.  

Além disso, é importante incentivar seus funcionários a utilizarem a impressora conscientemente e a reutilizarem documentos em desuso para anotações e rascunhos. Ao estimular esses gestos simples, você avança consideravelmente na sua busca de como tornar uma empresa sustentável.  

Gesto 4: Controle os resíduos

Para tornar uma empresa sustentável, não basta instalar latas de lixo coloridas para os materiais recicláveis. Além de um trabalho constante de conscientização com os colaboradores, é preciso criar estratégias de controle e gerenciamento de resíduos eficientes, que beneficiem a empresa e o meio ambiente.  

Para isso, procure firmar parcerias com associações e cooperativas de reciclagem. Assim você colabora com a sociedade, garante a recuperação dos resíduos separados e ainda cria possibilidades de campanhas e ações para sua empresa se tornar cada vez mais sustentável.  

Gesto 5: Crie iniciativas de transportes alternativos

Uma das maiores preocupações ambientais que temos atualmente é a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2). Não é segredo nenhum que o uso de carros representa uma grande parcela dessas emissões, todos os dias. 

Por isso, incentive os seus colaboradores a adotarem o uso de caronas, de bicicletas e de transporte público. E para que eles tenham ainda mais motivação, que tal criar um programa de quilometragem, que os recompense por adotar um transporte alternativo? Essa ação, além de integrar a equipe, será de grande valia para a preservação do meio ambiente. 

Gesto 6: Busque fornecedores sustentáveis

Um dos pontos principais de como tornar uma empresa sustentável é a parceria que ela cria com fornecedores que também estão engajados nos mesmos objetivos. Isso porque a empresa que busca parcerias sustentáveis mostra a sua preocupação não só com a cadeia produtiva do negócio, mas também com o seu impacto na natureza.  

Assim, antes de fechar contrato com um fornecedor, pesquise os princípios e os valores da empresa. Além disso, confira se ela possui certificações ambientais e parcerias com os produtores e comerciantes da região. Desse modo você faz sua parte e ainda ajuda, indiretamente, a movimentar a economia local e desenvolver pequenas empresas.   

Gesto 7: Inclua seus funcionários

Para que todos os gestos simples de como tornar uma empresa sustentável funcionem, é importante envolver seus colaboradores na elaboração das estratégias, ou seja, antes mesmo de implementar as atitudes na empresa.  

Uma boa forma de começar é elaborando dinâmicas de cocriação, nas quais diversas áreas da companhia possam participar. Apresente os objetivos que a empresa pretende alcançar e abra espaço para ouvir sugestões. Assim, além da criatividade trabalhada em conjunto, a chance de garantir resultados positivos é muito maior, já que a responsabilidade será compartilhada por todos desde o início. 

Gesto 8: Migre para o Mercado Livre de Energia

O último gesto de como tornar uma empresa sustentável é uma atitude que traz resultados na prática, ao proporcionar uma economia significante, que varia de 20% a 40%, dependendo do caso.  

Sendo assim, se sua empresa possui demanda contratada de energia superior a 500 kW (ou se a soma de todas as unidades, com a mesma raiz de CNPJ, alcança essa quantidade), considere migrar para o Mercado Livre de Energia.

 O Ambiente de Contratação Livre, além de apresentar vantagens como a livre negociação dos termos contratuais, também representa uma alternativa sustentável. Isso porque é possível contratar energia de fontes renováveis, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Ou seja, você poderá contratar energia limpa para sua empresa, com economia. 

Hoje você conheceu 8 gestos simples e eficazes de como tornar uma empresa sustentável. Se esse conteúdo foi útil para você, continue navegando pelo nosso blog e descubra também 6 dicas para otimizar a gestão de compras e fornecedores do seu negócio