Um novo jeito de comprar (e gerenciar) energia

Transformamos o jeito de comprar e gerenciar energia. Descubra tudo aqui!

Pensar em energia elétrica é como pensar em algo abstrato. Até que ela falte ou a conta chegue, é considerada quase invisível, especialmente para consumidores residenciais. Mas existe um grupo de empresas que já negocia energia de uma forma diferente, com liberdade e dinamismo. Esse grupo está no Mercado Livre de Energia, um ambiente onde fornecedores e consumidores livres negociam preço e outras condições contratuais como preferirem.

Falando assim parece simples, mas na prática o ambiente livre pode ser bem complexo, especialmente para empresas que ainda não dispõem de uma área dedicada à energia. Para realizar a melhor compra é preciso conhecer detalhes como a demanda contratada, o volume consumido mensalmente, a modalidade tarifária (azul ou verde) e a distribuidora – tudo isso para aproveitar a economia com energia e outros tantos benefícios que esse mercado pode proporcionar. 

Consultorias de energia

Quem pode fazer parte do Mercado Livre de Energia, mas não quer se aventurar no “energizês” pode contar com apoio especializado no assunto: o das consultorias de energia. Esses profissionais do setor entendem tudo sobre energia e procuram garantir o melhor contrato possível, dentro das necessidades de cada empresa.  

Consultores de energia cuidam de assuntos como definição da melhor estratégia de compra para o perfil do cliente, cotação e solicitação de propostas de energia com fornecedores, migração (quem vem do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia), relatórios comparativos de economia entre esses dois ambientes, formalização de contratos e toda a gestão operacional direto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

O trabalho é desafiador e repleto de etapas operacionais, o que aumenta a chance de erros e dificulta a escalabilidade e o crescimento da empresa. Além disso, o mercado é fechado e muitas consultorias têm dificuldade de acessar as geradoras e as comercializadoras mais renomadas, lidando com a insegurança e o risco de se deparar com um fornecedor que não cumpre o prometido. 

Clientes do Mercado Livre de Energia 

A economia que o Mercado Livre de Energia pode proporcionar aos clientes é, sem dúvida, o maior atrativo. Estamos falando de consumidores que têm uma conta de luz na faixa dos R$ 40 mil ou mais, além de uma demanda mínima contratada de energia de 500 kW. Essa demanda pode ser compartilhada entre unidades da empresa, desde que tenham a mesma raiz de CNPJ, estejam no mesmo submercado e, pelo menos, 30 kW de demanda cada uma. 

As regras de entrada são apenas o começo. É necessário passar por um processo de migração, que envolve algumas etapas com a distribuidora e a CCEE e pode durar até seis meses. Em paralelo a isso é recomendado traçar uma estratégia de contratação de energia e acompanhar o mercado para entender o melhor momento de comprar. 

Mas antes de firmar um contrato é preciso cotar energia com os fornecedores. Hoje isso é feito por email ou até mesmo por telefone, por meio das propostas indicativas. Com essa prática o cliente depende totalmente da resposta das comercializadoras ou geradoras para seguir com a negociação e não tem poder para adquirir sua energia por conta própria. 

Digitalizando um mercado

É possível fazer um mercado inteiro caber em uma plataforma digital? Provamos que sim! Ao reconhecer os inúmeros problemas do Mercado Livre de Energia, topamos o desafio de proporcionar ao cliente uma experiência mais simples, ágil, humana e ao mesmo tempo digital. E após meses de entrevistas e imersão nas dores dos clientes e das consultorias, tiramos do papel um projeto de inovação para o setor. 

O maior desafio, sem dúvida, foi buscar constantemente entender as principais dores dos nossos usuários e utilizar todo o nosso conhecimento técnico para criar uma solução simples, humana e com uma experiência incrível. Como fizemos tudo isso? Trabalhando com um time qualificado, com o propósito na veia, muito unido e engajado para superar os desafios diários.” 

Ana, Gerente de Produto 

Para solucionar esses problemas construímos um ambiente seguro, onde o cliente pode comprar e gerenciar sua energia, garantindo a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade das suas informações. Além disso entregamos outras propostas de valor, como a isenção de garantia financeira para os contratos, o que, por si só, gera uma economia de cerca de 3% ao ano para o consumidor. 

Falando em contratos, o nosso é totalmente digital. Utilizamos uma plataforma de assinatura eletrônica de documentos em conformidade com os melhores padrões mundiais. Assim, não é preciso imprimir e muito menos autenticar o contrato, poupando tempo, dinheiro e recursos naturais.  

“Deixamos toda a parte complicada com a gente para que o nosso usuário possa gerenciar sua energia com todo conforto e facilidade possível.” 

Senna, Diretor de Energia Digital 

A jornada de criação do nosso produto teve data para começar, mas não tem data para acabar. O lançamento de hoje representa o start oficial e ao apresentar a nossa plataforma digital ao mundo ingressamos em uma nova etapa de descobertas, ajustes e aprimoramentos. E como a gente adora dizer por aqui: é só o começo! 

O melhor conteúdo sobre energia direto no seu e-mail
Compartilhar
Compartilhar
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami