Como funcionam os preços de aquisição de energia limpa?

Por que o preço de energia limpa é tão mais vantajoso? Com os menores custos, tempos de construção e com a garantia da característica limpa da geração, as fontes renováveis (como a eólica e a solar) oferecem a solução de maior criação de valor para os consumidores.
omega preço energia limpa

A energia limpa é gerada com o objetivo de trazer maiores benefícios ao meio ambiente, principalmente no que se refere a redução da emissão de poluentes na atmosfera e diversificação da matriz. As fontes renováveis estão ganhando espaço na sociedade, com preços muito atrativos que contribuem para a diminuição de custos das empresas.

Gostaria de entender como funcionam os preços de aquisição de energia limpa e suas vantagens? Continue a leitura!

O que são os preços de aquisição de energia?

Os preços de energia variam ao longo do tempo conforme as condições de operação do sistema, como o nível das chuvas e armazenamento, geração das variadas fontes, necessidade de despachar térmicas, variações da demanda por temperatura, nível da atividade econômica, dentro outros.

As influências de tais variáveis se traduzem no chamado Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que é o preço da energia a cada hora, apurado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Para uma gestão ativa e proteção contra os riscos de altos custos ao longo do tempo, os consumidores livres podem adquirir contratos de energia personalizados com preço, duração, fonte, sazonalidade e quaisquer outros aspectos importantes negociados para atendimento de suas necessidades de consumo.

Os geradores e comercializadores disponibilizam produtos levando em consideração as necessidades do cliente e as projeções do PLD, que é calculado a partir de modelos computacionais de nome complicado (NEWAVE, DECOMP, DESSEM) mas que, ao fim do dia, representam ferramentas que ajudam na previsão e precificação dos custos de energia.

Por que o preço de energia limpa é tão mais vantajoso?

Como citado, os preços de energia variam em função das condições operativas, das demandas do mercado e dos custos de infraestrutura.

De acordo com as demandas dos consumidores, os geradores e comercializadores oferecem produtos a partir de seus portfólios de contratos e, a depender dos requisitos, e especialmente por parte dos geradores, podem construir novas usinas para atender as necessidades dos clientes.

E é aí que as fontes renováveis se destacam. Com os menores custos, tempos de construção e com a garantia da característica limpa da geração, as fontes renováveis (como a eólica e a solar) oferecem a solução de maior criação de valor para os consumidores.

Complementarmente, há vantagens ao meio corporativo para investir em energia limpa:

  • Adoção de práticas sustentáveis ligadas ao Meio Ambiente, Social e Governança (ESG);
  • Economia de recursos financeiros e maior lucratividade;
  • Sustentabilidade financeira e econômica;
  • Aproveitamento de fontes renováveis;
  • Futuro mais limpo para as próximas gerações.

Esse é um mercado que está em pleno crescimento e é uma ótima alternativa para uma empresa sustentável que pretende diversificar os seus investimentos. As expectativas são de que as energias renováveis consolidem o futuro do setor energético.

Como fazer esse investimento em energia limpa?

Uma das maneiras de investir em energia limpa é contratar uma companhia que venda energia limpa para sua empresa. Existem organizações que fazem a migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre. Que tal fazer uma simulação na plataforma digital da Omega Energia para compra de energia renovável?

Ao contratar uma comercializadora 100% renovável, você conseguirá finalmente estabilizar os gastos provenientes do consumo de eletricidade. A decisão vai gerar economia, diminuindo o desperdício financeiro decorrente das faturas mensais.

Precisa saber mais sobre os preços e tipos de tarifas de energia limpa? Solicite uma cotação o mais breve possível!