Energia solar para indústria: aliando economia a um futuro sustentável

Descubra como funciona a energia solar para indústria, suas principais vantagens econômicas e práticas e por onde começar o investimento.

Ao acompanhar as notícias sobre o Mercado Livre de Energia é possível perceber que a energia solar para indústria vem se tornando uma opção mais popular e vantajosa.

Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório InfoMercado – Fevereiro 2020, publicado pela CCEE, a geração mensal de energia fotovoltaica aumentou, de 479 MWm, em 2019, para 614 MWm, em 2020. O aumento representa 28,2% de crescimento, e é a fonte de energia com maior crescimento no período. Além disso, o relatório também aponta uma redução de 20% no consumo de energia térmica.

Mesmo sem conhecer amplamente esse mercado e suas variáveis, já é possível perceber o quão impactante é o crescimento da geração de energia fotovoltaica no Brasil, não é?

Se você quer saber mais sobre energia solar para indústria, continue lendo este artigo e descubra as tendências e vantagens do uso desse tipo de fonte. Boa leitura!

Consumo de energia na indústria: cenário no Brasil

O consumo de energia na sociedade indica como anda o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas. Nas indústrias, diz muito sobre o seu ritmo de atividade. Países desenvolvidos, por exemplo, tendem a optar por equipamentos energeticamente mais eficientes, que consomem um menor volume de energia. Além disso, deixam para nações em desenvolvimento a realização de atividades que consomem bastante energia, como é o caso da siderurgia e produção de alumínio.

O relatório BEN – Balanço Energético Nacional – 2019, mostra que os setores industrial, residencial e comercial brasileiros consumiram, juntos, 80% da energia elétrica disponibilizada no país em 2018. Só as indústrias foram responsáveis por 37,5% deste consumo, com alterações mínimas nesse percentual nos últimos quatro anos. Do ano de 2017 para 2018, esse aumento foi de 0,6%, devido ao impacto do aumento da produção física na indústria siderúrgica (ferro-ligas, aço e pelotas).

Expansão da energia solar fotovoltaica no Brasil

A expansão da capacidade instalada de energia elétrica solar fotovoltaica é um bom indicativo desse crescimento: de 935MW instalados em 2017, a energia solar atingiu 1798 MW, em 2018 — quase o dobro.

Mas, além de uma excelente alternativa para a preservação do meio ambiente, será que a energia solar também proporciona redução de custos às indústrias? É o que você vai saber no próximo tópico, onde abordaremos as principais vantagens de seu uso e por onde começar a implantação.

Economia: como a indústria poupa recursos usando energia solar?

Descobrir como economizar com energia elétrica na indústria é o desejo de todo empreendedor, já que essa é uma de suas despesas mais altas. A oportunidade de reduzir esse custo está no Mercado Livre de Energia. Nele, é possível contratar energia solar para a sua indústria por preços e outras condições comerciais negociadas de forma bilateral, diretamente com o gerador ou comercializador de energia de sua preferência.

Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, é possível usufruir também de outra vantagem importante: a previsibilidade de custos. Isso significa a certeza de quanto a conta de energia pode representar no orçamento da sua empresa, sem se preocupar com possíveis variações, comuns no mercado cativo de energia.

Vantagens da energia solar para a indústria

São muitas as vantagens da energia solar para indústria. Ao adquirir essa energia por meio do Mercado Livre de Energia, elas se tornam ainda mais evidentes. Conheça cada uma delas em detalhes a seguir:

Possibilidade de escolher fornecedores

O poder de escolha do fornecedor é um dos grandes diferenciais do Mercado Livre de Energia. Isso proporciona mais competitividade a o setor e, assim, melhorias contínuas nas ofertas e no serviço oferecido.

Ao buscar um fornecedor de energia solar, considere aquele com mais expertise no assunto e que lhe transmita confiança, com atendimento de excelência e boa reputação. Aqui na Omega, por exemplo, contamos com o Complexo Pirapora, localizado no estado de Minas Gerais. Trata-se da maior usina solar em operação do Brasil, com capacidade instalada de 321 MW.

Previsibilidade de custos

Obter energia solar para indústria por meio do Mercado Livre de Energia permite trabalhar com custos controlados, prevendo gastos e negociando contratos de curto, médio ou longo prazo, com valores fixos.

Ao firmar contrato com um fornecedor, seja ele gerador ou comercializador de energia, o consumidor não precisa se preocupar com as alterações de tarifa da Aneel e assim pode ter um melhor planejamento financeiro do seu negócio.

Possibilidade de negociação de preços e reajustes

Consumir energia no Mercado Livre dá aos usuários liberdade total para negociar os valores oferecidos e condições contratuais com as empresas fornecedoras. De acordo com o tipo de energia escolhido, por exemplo, é possível obter descontos na TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) e otimizar os custos.

Contudo, para conseguir a melhor negociação, é fundamental conhecer o perfil de consumo da sua empresa. Isso significa fazer uma análise criteriosa, entendendo onde é possível reduzir sua conta de energia.

Valores e descontos mais competitivos

Você sabia que a migração para o Mercado Livre de Energia pode representar uma economia de 34% no valor da tarifa de energia média? Isso acontece porque, no Ambiente de Contratação Livre, há economia com a ausência de bandeiras tarifárias e o cliente paga um preço único pela energia em qualquer horário (não há custos diferentes no horário ponta e fora ponta, como acontece no Ambiente de Contratação Regulada).

Investir em energia solar para indústria no Mercado Livre de Energia pode representar um grande passo rumo a uma gestão mais sustentável para a sua empresa. Para conhecer as nossas soluções em energia e esclarecer todas as dúvidas, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos para lhe ajudar!

O melhor conteúdo sobre energia direto no seu e-mail
Compartilhar
Compartilhar
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami