O que é uma empresa geradora de energia?

Uma geradora de energia é formada por instalações industriais que convertem energia mecânica em energia elétrica por meio de uma força motriz como vento, água, luz solar.
empresa geradora de energia

O mercado de energia abrange as usinas, as empresas que obtiveram concessão, permissão ou autorização para explorar atividades de geração de energia elétrica.

Uma geradora de energia é formada por instalações industriais que convertem energia mecânica em energia elétrica por meio de uma força motriz como vento, água, luz solar, entre outros. As empresas geradoras de energia no Brasil desempenham um papel fundamental, que extrapola a simples geração de eletricidade, sendo também responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona uma geradora de energia, como escolher uma empresa ideal e como a Omega Energia se diferencia no mercado. Continue a leitura para saber mais!

Como funciona uma empresa geradora de energia?

Antes de iniciar a construção de um empreendimento de geração de energia, duas questões são recorrentes: a potência a ser instalada e o acesso à rede de distribuição/transmissão. Em relação à primeira, o próprio empreendedor deve mensurar o projeto conforme a sua capacidade financeira e de planejamento.

Quanto ao acesso à rede elétrica, ele é garantido por lei a todos os agentes do setor. Mas é importante observar que nem sempre a concessão desejada será a concedida.

Até efetivamente começar a gerar energia, o empreendimento deve atender às exigências regulatórias, ficando sujeito as penalidades, inclusive à revogação caso não cumpra com suas obrigações.

A partir de 2008 a Comerc começou a atuar nessa área a fim de simplificar o mercado para a empresa geradora e prestar assessoramento, dando suporte às questões regulatórias e apoiando a elaboração de estratégias de comercialização.

Como escolher a empresa ideal?

A matriz energética brasileira apresenta uma combinação de fontes que são representadas de maneira quantitativa e podem ser ou não renováveis. O Brasil possui diversidade que o coloca à frente de diversos países, quando se trata de geração de energia, bem como em relação à energia limpa.

Dessa forma, para escolher a empresa fornecedora é importante, antes, entender, o que faz uma geradora de energia ser considerada ideal. Em primeiro lugar ela deve trabalhar com alguma fonte de energia renovável.

A migração para o Mercado Livre de Energia é o primeiro passo e mais barato para obter eficiência energética, que se refere a um conjunto de ações para otimizar o uso das fontes de energia. Para isso, é preciso ter uma demanda contratada mínima de 500 kW ou unidades com a mesma raiz de CNPJ que juntas alcançam esse número. Sendo que essas unidades precisam ter demanda mínima de 30 kW cada e integrar o mesmo segmento.

A empresa ideal

Além de obter a liberdade de escolher os geradores e comercializadores de energia, participar do mercado livre torna possível negociar as condições contratuais conforme a sua demanda.

Nesse sentido, a empresa ideal é aquela que proporciona energia de acordo com as suas necessidades, com o melhor custo-benefício e oferece energia de fontes renováveis, permitindo que você contribua de maneira efetiva para a melhoria das condições ambientais do país. Assim, a geradora deve fornecer energia limpa, barata e simples.

Esses são aspectos que impactam diretamente na lucratividade e competitividade da sua empresa. Dessa forma, a Omega Energia é uma excelente opção, por ser uma geradora com 100% de energia renovável e sustentável.

Quais são os diferenciais da Omega Energia?

Criada em 2008, a Omega possui a primeira plataforma de energia renovável e digital. Referência em investimentos no segmento de geração de energia limpa, é a maior detentora de ativos operacionais renováveis do país, com ativos presentes em sete estados brasileiros, com uma capacidade contratada de 1.869 MW.

Além disso, comercializa a energia. Ao longo do tempo a empresa inovou, fazendo da tecnologia sua grande aliada. Em 2020, lançou a primeira plataforma 100% digital para compra de energia no mercado livre, caminhando em direção ao seu propósito de transformar o mundo por meio da energia limpa, barata e simples.

As boas práticas reconhecidas pelo mercado

A Omega Energia é uma companhia aberta, listada na B3 e líder brasileira no segmento de geração de energia renovável. Ela foi reconhecida com classificação A na avaliação de ESGda MSCI, companhia global que fornece pesquisas e análises de práticas de negócios ambientais, sociais e de governança para inúmeras empresas em todo o mundo.

O ESG, que em tradução livre remete à sigla ASG (Ambiental, Social e Governança) se refere a um conjunto de boas práticas que asseguram o crescimento sustentável da companhia. O foco principal é identificar a real preocupação da empresa com o meio ambiente, o bem-estar social e a governança. A divulgação do Relatório de Sustentabilidade da Omega Energia é o resultado de diversos avanços alcançados no último ano.

Facilidade para comprar energia na plataforma Omega

A compra de energia pela plataforma é fácil, simples, rápida, segura e funcional. Ela é totalmente digital. Assim, basta fazer um cadastro e após análise já é possível solicitar propostas em tempo real para efetuar a compra.

O contrato é assinado em ambiente online e totalmente seguro, sem precisar de autenticações e impressões, poupando tempo com deslocamentos, dinheiro e desperdício de recursos naturais. Para solucionar quaisquer dúvidas, o site conta com um chat.

Como você pôde verificar, sabero que é uma geradora de energia e identificar uma empresa ideal, é fundamental para garantir as boas práticas que as organizações devem adotar. Dessa forma, é possível contribuir com o desenvolvimento sustentável do país, evitando impactos ambientais indesejáveis.

Ficou interessado em saber como contratar energia limpa, simples e barata? Então, entre em contato e solicite uma cotação!