Contratos de longo prazo no Mercado Livre de Energia valem a pena? Descubra!

Contratos de longo prazo no Mercado Livre de Energia representam previsibilidade de custos e economia para a sua empresa. Entenda como aproveitar!

Se existe um investimento que não pode faltar na sua empresa, esse investimento é em energia. Tão invisível quanto importante, muitas vezes a energia fica em segundo plano na hora de fazer o planejamento financeiro, ainda que represente um dos principais custos para as companhiasultrapassando a marca dos 15%

Empresas que já fazem parte do Mercado Livre de Energia estão um passo à frente nesse sentido, pois além de demonstrarem a preocupação com a redução desses custos, podem também negociar outros aspectos do seu contrato, incluindo a escolha por energia sustentável.

Mas para extrair os melhores benefícios do Ambiente de Contratação Livre é importante organizar a compra de energia com antecedência. Nesse sentido, optar por contratos de longo prazo no Mercado Livre de Energia pode ser a melhor estratégia. Quer entender se essa opção vale a pena para a sua empresa? Continue com a gente! 

Diferenças entre os contratos de curto prazo e longo prazo 

O consumidor do Ambiente de Contratação Livre precisa se certificar de que dispõe de energia suficiente para assegurar o consumo mensal da sua empresa. Para isso, pode optar por contratar no curto prazo ou no longo prazo   e até acumular mais de um contrato ao mesmo tempo, de diferentes fornecedores. 

Contratos de curto prazo no Mercado Livre de Energia 

Ao contrário do que o nome sugere, os contratos de curto prazo não compreendem, necessariamente, um período reduzido. No Mercado Livre de Energia, a contratação de curto prazo costuma acontecer depois que o consumo é exercido e existe alguma falta ou sobra, ou seja, o consumo foi maior ou menor do que o previsto. 

Então o consumidor vai a curto prazo e paga por essa energia que faltou ou revende a energia que sobrou por uma quantia baseada no Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) vigente, somado ao ágio definido pela comercializadora – tudo conforme o submercado escolhido. 

É nesse momento que existe o maior risco financeiro, já que os preços no mercado de curto prazo (ou mercado spot) podem oscilar bastante e gerar custos extras, que não estavam previstos. 

Contratos de longo prazo no Mercado Livre de Energia

Contratos com duração de alguns meses ou muitos anos no Mercado Livre de Energia são considerados de longo prazo. Nesse contrato, são negociadas algumas condições comerciais básicas, incluindo, além do prazo e do volume de energia mensal, o preço e como será aplicado o índice de reajuste. 

Em alguns casos é preciso indicar também a flexibilidade mensal do contrato. Essa flexibilidade é indicada em percentual, com a ideia de possibilitar uma margem de consumo de energia maior ou menor todo mês, sem ônus para a empresa contratante. 

Da mesma maneira, é possível pré-determinar uma época do ano de redução do consumo, o que chamamos de sazonalidade, para assim reduzir o volume de energia previsto para esse período. 

Vantagens e desvantagens dos contratos de longo prazo

Até aqui, explicamos as diferenças entre os tipos de contrato do Mercado Livre de Energia. Considerando a volatilidade de preços do mercado de curto prazo, é mais comum que as empresas optem por planejar sua compra de energia com antecedência. 

Mas qual o período ideal dos contratos de longo prazo? E quais as desvantagens e as vantagens dessa escolha? Confira a seguir: 

Desvantagens dos contratos de longo prazo 

Preço da energia reduzido no curto prazo 

É verdade que o mercado de curto prazo pode ser bastante arriscado, mas é possível aproveitar a baixa dos preços em situações específicas e conseguir um bom negócio de última de hora. 

Como a nossa matriz elétrica é composta, principalmente, por usinas hidrelétricas, isso costuma ocorrer nos períodos em que há um grande volume de chuvas e os reservatórios estão cheios. 

Vantagens dos contratos de longo prazo  

Previsibilidade de custos 

No topo da lista de benefícios do Ambiente de Contratação Livre (ACL), a previsibilidade de custos é a principal vantagem desse modelo de contrato. 

Ao contrário do que acontece no mercado cativo, no livre as empresas conseguem prever seus custos com energia muito antes da conta chegar e ainda têm isenção das bandeiras tarifárias, que podem aumentar bastante o valor final da fatura. 

Quanto maior é o prazo do contrato, mais longa é a previsibilidade orçamentária, proporcionando mais segurança e também economia – próximo item da nossa lista de vantagens. 

Economia com energia 

Em tempos desafiadores, reduzir riscos é fundamental. Reduzir custos então, nem se fala. A energia representa uma parcela ainda maior dos investimentos das indústrias, alcançando 40% dos custos de produção, segundo a Firjan. 

Quando os preços da energia estão em alta, os contratos de longo prazo no Mercado Livre de Energia proporcionam uma economia relevante, que pode ser exponencial conforme o prazo se estende. 

Por exemplo, considerando um consumo de 1MW médio, em um contrato com data inicial em 2023 e final para o ano de 2032, ou seja, dez anos, o preço da energia tende a cair em relação ao valor inicial. Nesse cenário, a economia estimada, quando comparada a contratos anuais ou de prazos menores, ultrapassaria a marca de R$ 500 mil ao ano.  

Melhores preços e condições por mais tempo 

Se o seu contrato de longo prazo está proporcionando economia, que tal garantir esse preço por mais tempo? É assim ao negociar energia no mercado livre. Você firma um ou mais contratos bilaterais de acordo com as necessidades da sua empresa e além dos melhores preços, pode garantir as melhores condições, para não se preocupar mais com energia por muito tempo. 

Cada vez mais energia limpa 

A matriz energética brasileira é muito diversa e se destaca pelo percentual de fontes renováveis que a compõem. Quando você escolhe contratos de longo prazo no Mercado Livre de Energia, está contribuindo diretamente com o meio ambiente, ao viabilizar novos projetos de energia sustentável. 

Aqui na Omega você garante preço de projeto nos contratos de longo prazo no Mercado Livre de Energiade 10 a 18 dezembro. E a melhor parte: todos os nossos contratos são Smart Flex, ou seja, entregamos exatamente o que você consumir, sem dor de cabeça e preocupação com as oscilações de preço do mercado de curto prazo! 

Aproveite todas essas vantagens e conte com a gente para qualquer dúvida sobre o assunto, pelo chat ou pelo email contato@omegaenergia.com.br