Redução de custos: por onde começar para economizar?

A redução de custos é um desafio para grande parte dos gestores das empresas. Isso porque essa medida é bastante estratégica para que se tenha um aumento da eficiência nos processos operacionais, além da melhoria dos resultados financeiros.
redução de custos omega

A redução de custos é um desafio para grande parte dos gestores das empresas. Isso porque essa medida é bastante estratégica para que se tenha um aumento da eficiência nos processos operacionais, além da melhoria dos resultados financeiros.

Pensando nisso, queremos apresentar algumas sugestões sobre como você pode reduzir os custos do seu negócio sem renunciar àquilo que é essencial. Vamos lá?

Fique conosco até o final e aproveite a leitura!

QUAL A IMPORTÂNCIA EM ADOTAR MEDIDAS PARA REDUZIR OS CUSTOS NA EMPRESA?

Direta ou indiretamente, os custos de uma companhia afetam os preços exercidos em seus produtos ou serviços. Se você deseja obter lucro, é necessário manter os seus custos sob controle para ter uma margem melhor.

Quando a empresa tem custos muitos altos para se manter, são levadas em considerações duas alternativas:

·      reduzir a margem de lucro; ou

·      aumentar os preços dos produtos ou serviços, correndo o risco de se tornar menos competitivo no mercado.

Sendo assim, se você quer ter um bom posicionamento de mercado sem perder a eficiência no funcionamento da companhia, é necessário pensar em outras estratégias para otimização dos seus custos. É preciso analisar a empresa para descobrir o que pode ser reduzido sem afetar a produtividade dos times.

COMO A OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS BENEFICIA A EMPRESA?

A companhia pode se beneficiar sob muitos aspectos quando otimiza seus custos. Vamos conferir a seguir as principais vantagens de adotar essa estratégia.

AUMENTO DA RENTABILIDADE

Quando se fala em uma alta rentabilidade, nem sempre isso está associado ao aumento das vendas. Às vezes, é sobre tornar os custos mais eficientes.

COMPETITIVIDADE NO MERCADO

Com custos menores você pode ter uma margem de lucro maior ou baixar o preço para o cliente, fazendo promoções e oferecendo descontos. E sabe o que acontece quando você faz isso? O seu empreendimento se torna ainda mais competitivo. Afinal, dificilmente a concorrência conseguirá acompanhar seus preços sem uma boa gestão de custos também.

DISPONIBILIDADE DE CAPITAL

Com menos custos operacionais, é possível que comece a sobrar dinheiro no caixa. Se você souber como usar esse recurso de forma eficaz, pode lucrar ainda mais. Você pode separar uma quantia para:

·      comprar softwares de automação;

·      capacitar suas equipes;

·      melhorar a infraestrutura da empresa;

·      renovar os maquinários e instalações;

·      melhorar a qualidade dos insumos;

·      adotar benefícios para os colaboradores.

COMO MAPEAR OS CUSTOS QUE PODEM SER CORTADOS OU REDUZIDOS DE FORMA ESTRATÉGICA?

Se você quer se tornar mais estratégico e eficiente na sua redução de custos, fique ligado em algumas dicas!

MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DOS CUSTOS ESTRATÉGICOS

Custos estratégicos são aqueles gastos fundamentais para que o negócio continue existindo e funcionando e, mais do que isso, se mantenha competitivo no mercado. O treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores são um exemplo.

Além disso, existem outros fatores que merecem atenção. O estoque é um deles. Quando não há saída do produto armazenado, ele pode sofrer deterioração ou perda.

Portanto, revise constantemente o giro de estoque de cada item, ajustando os prazos de pedido.

Outra dica interessante é fazer um mapeamento dos seus processos e entender quais são realmente vantajosos para o negócio. Quando um processo tem um custo muito alto e um retorno baixo, é necessário reavaliar essa estratégia.

ESTABELEÇA UM TETO DE GASTOS MENSAIS

A maioria dos negócios gerencia suas finanças olhando para o retrovisor. Em outras palavras, isso significa dizer que eles monitoram os gastos que já foram feitos e, portanto, não há como economizá-los. Em vez disso, procure olhar para frente e determinar com antecedência quanto você pode gastar com cada categoria de custos.

Estabelecer um teto de gastos mensais é mais eficiente do que simplesmente monitorar aquilo que já foi desembolsado. Assim, você sabe exatamente o que pode ser investido no mês, evitando contratempos.

ECONOMIZE NO PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA

Você sabia que é possível contratar energia limpa e renovável diretamente de quem produz e ainda economizar com isso? A entrada para o Mercado Livre de Energia pode colocar sua empresa em contato direto com as geradoras e comercializadoras, além de resultar uma redução expressiva no preço da conta de luz.

Esse tipo de contratação dá mais liberdade de escolha de quem a sua empresa irá comprar energia, além da previsibilidade dos custos e flexibilidade de negociação, com contratos de curto, médio e longo prazo.

Faça uma simulação para saber quanto a sua empresa pode economizar

Com base nessas informações, agora você já sabe como fazer redução de custos. Basta começar a implementar essas estratégias e ver a diferença acontecendo no dia a dia do negócio.

Se você gostou deste conteúdo e aprendeu dicas interessantes de redução de custos, que tal entender melhor como migrar para o Mercado Livre de Energia?