Conta de luz empresarial: como economizar com o Mercado Livre de Energia?

Algumas medidas para reduzir a conta de luz empresarial são muito simples e, na maioria das vezes, estão ao alcance de todos. O mais importante é dar o pontapé inicial para que sejam executadas corretamente e de forma contínua.
omega energia como economizar

Administrar uma empresa é uma atividade complexa, que envolve vários processos. Dentre eles, está a condução do orçamento e a busca constante por mecanismos que tragam economia com as despesas básicas. Entre elas, está a conta de luz empresarial.

Da mesma forma que precisamos de energia elétrica em nossas casas, os negócios dependem dela para funcionar. Esse gasto pode ser astronômico. A boa notícia é que sempre dá para economizar. Continue a leitura e veja como.

Qual a importância de reduzir a conta de luz no ambiente empresarial?

A redução de custos de uma empresa não deve ser uma medida momentânea, adotada em momentos críticos, como foi o caso da crise hídrica de 2021. Num ano como este, as companhias são afetadas diretamente no bolso com o aumento do preço da energia. Por isso, a necessidade de as empresas adotarem um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro das empresas deve ser visto, acima de tudo, como um projeto para redução de gastos que pode proporcionar novas oportunidades. Afinal, o dinheiro economizado na conta de luz pode ser redirecionado. 

O preço dos produtos vendidos pelas empresas está diretamente ligado aos custos e a margem, refletindo diretamente na lucratividade do negócio. Pela lógica de mercado, quanto maior seu custo, maior o seu preço final, impactando, muitas vezes, na quantidade de vendas e na competitividade de mercado.

Dito isso, a eficiência energética é um elemento importante na abertura da vantagem competitiva e para aumentar a rentabilidade do negócio.

Como reduzir a conta de luz empresarial?

Algumas medidas para reduzir a conta de luz empresarial são muito simples e, na maioria das vezes, estão ao alcance de todos. O mais importante é dar o pontapé inicial para que sejam executadas corretamente e de forma contínua.

Vamos apresentar várias dicas para deixar o uso da energia em sua empresa mais eficiente, econômico e sustentável.

Oriente o time

Os coempreendedores são fundamentais nesse processo de economia. Desta maneira, deve ser feita uma comunicação de forma conjunta entre o marketing e o RH para toda a companhia, com o objetivo de reeducar as pessoas, incentivando a mudança dos hábitos inadequados relacionados a economia de luz dentro da empresa.

Troque alguns equipamentos

Para saber se um equipamento precisa ser trocado, é necessário fazer um laudo de eficiência energética. Nele é possível descobrir quais os equipamentos mais gastam energia e quais adequações são necessárias.

Um dos maiores causadores de gastos excessivos de energia são equipamentos antigos ou que não têm manutenção há algum tempo. Por isso, o ideal é trocá-los por acessórios modernos, que já são fabricados para serem eficientes e econômicos.

A troca de todos os equipamentos de uma vez pode ser inviável para o caixa da empresa. No entanto, é possível fazer isso aos poucos, iniciando pelos departamentos que mais gastam energia.

Ao apostar em novos equipamentos, é importante certificar que eles possuem os selos como: Aqua-HQE, Selo Casa Azul, Leed, Procel ou Conpet. São eles que apontam se o aparelho é eficiente e se consome pouca energia.

Invista em cores claras nas paredes e na iluminação de LED

É importante que a empresa pense na melhoria da iluminação, trocando lâmpadas antigas pelas novas de LED, que são mais eficientes e econômicas. 

Uma alternativa para auxiliar a iluminação do ambiente de trabalho é pintar as paredes e o teto com cores claras. Deixar aberto portas e cortinas durante o dia, evita acender luzes desnecessárias, e ilumina o ambiente. Além disso, priorize uso de móveis como mesas e armários de cores claras.

Aproveite a ventilação natural

Sempre que possível, abra as janelas e aproveite a ventilação natural, assim como a iluminação que vem de fora. Organizar os espaços de trabalho perto de janelas propicia economia e bem-estar a todos os colaboradores.

Analise a possibilidade de abrir novas janelas ou investir em paredes de vidro, como é visto normalmente em edifícios. Além de trazer um estilo mais moderno à fachada da empresa, isso pode auxiliar na economia da conta de luz com o aproveitamento da luz natural.

Conheça o Mercado Livre de Energia

E se você pudesse investir em energia limpa, renovável e ainda economizar na conta de luz? O Mercado Livre de Energia permite que empresas contratem energia diretamente com quem produz. Com isso, elas conseguem:

  • Economizar na conta de luz e investir em outras frentes do negócio. 
  • Flexibilidade nos contratos, que podem ser de curta, média ou longa duração. 
  • Previsibilidade de preços
  • Prazos, pagamentos e fornecimentos customizados. 
  • Previsibilidade orçamentária e controle de budget.
  • Diversidade das matrizes energéticas contratadas: solar, eólica ou PCHs. 

No Mercado Livre de Energia, os fornecedores estão num ambiente mais competitivo e precisam atrair os clientes – o que pode ser mais vantajoso para os seus negócios.

Agora que você já sabe como ele funciona, que tal simular quanto sua empresa pode economizar em poucos minutos? 

Conheça a plataforma digital da Omega Energia. Nela, você tem segurança de contratara de forma simples, sem burocracia e sem precisar de garantia financeira.