O que é uma comercializadora do Mercado Livre de Energia?

As comercializadoras do Mercado Livre de Energia são empresas que adquirem energia elétrica diretamente de geradoras ou outras comercializadoras para revender aos consumidores.
comercializadora mercado livre de energia

O Mercado Livre de Energia surgiu no final dos anos 90 como um ambiente de negociação que envolvia inicialmente consumidores de alta tensão, comercializadoras e geradoras. Mediante ao cumprimento da legislação e regulação pertinente, agentes se habilitam para comprar e vender eletricidade no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em virtude disso, os consumidores têm a oportunidade de optar por adquirir energia do fornecedor que escolher, negociando condições como o período de contratação e o preço, escolhendo as soluções comerciais com maior sinergia às suas necessidades.

Esse mercado entre comercializadores e geradores é muito competitivo e diversificado, razão pela qual o aumento da eficiência e a redução dos preços são fatores positivos para a sociedade.

Neste artigo abordamos o conceito de comercializadora do Mercado Livre de Energia. Quer conhecer melhor esse assunto? Então, acompanhe a leitura!

O que é uma comercializadora do Mercado Livre de Energia?

Geradoras possuem expertise em construir e operar usinas, e as fontes têm características próprias pelo combustível e localização (geram mais em determinadas épocas do ano, por exemplo). Já as comercializadoras têm como foco e know-how a sua atividade comercial, guiada pelas particularidades dos mercados onde atuam (algumas empresas atuam em horário comercial, outras fabricam em todas as horas, com paradas apenas no horário de ponta entre 18h e 21h), sendo a energia um insumo produtivo.

E é como um elo de meio que as comercializadoras criam valor no sistema elétrico. Autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e atuando via Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as comercializadoras do Mercado Livre de Energia são empresas que adquirem energia elétrica diretamente de geradoras ou outras comercializadoras para revender aos consumidores. Combinando as características das diferentes fontes, as comercializadoras montam portfólios que permitem personalizar produtos compatíveis às necessidades específicas dos consumidores.

Assim, gerindo a combinação das curvas de geração e o risco de desempenho de diferentes geradoras, a presença de comercializadoras aumenta a liquidez do mercado, beneficiando os consumidores.

A compra de energia de diferentes fontes, os trâmites contratuais e a relação com órgãos como a CCEE envolvem um processo que exige conhecimento na área regulatória e comercial. Por esse motivo, as comercializadoras, com profissionais especializados, podem prover soluções que reduzam os riscos e custos para tornar a energia um elemento mais previsível no orçamento dos consumidores finais, ou seja, nas empresas de diferentes segmentos da economia.

Qual é a diferença entre comercializadora e geradora?

As geradoras transformam fontes primárias (como vento, sol, água) em eletricidade e, em geral, tem preferência por vender energia em contratos de longo prazo para viabilizar a construção das plantas. Já os consumidores usualmente necessitam de contratos mais flexíveis e específicos às suas características produtivas, como sazonalidade, horário de funcionamento, dentre outros. A comercializadora atua como elo de meio, vendendo a energia proveniente de um portfólio que combina geradores ou outras comercializadoras, com produtos personalizados às necessidades dos consumidores.

Como escolher a comercializadora ideal?

A migração de consumidores para o Ambiente Livre de Comercialização é um processo que pode ser realizado em conjunto com a comercializadora, avaliando a documentação, os trâmites com a distribuidora e a contratação de energia mais vantajosa. Veja a seguir algumas dicas essenciais para selecionar a melhor empresa fornecedora de energia!

Energia renovável

A decisão de migrar para o Mercado Livre de Energia é uma possibilidade de gerir ativamente, escolher o fornecedor e economizar com as despesas oriundas da eletricidade. Se você está disposto a contratar uma comercializadora, procure uma empresa geradora 100% renovável, que se preocupe com o meio ambiente e a sustentabilidade dos negócios. Ao fazer isso, o seu negócio terá um diferencial importante no mercado.

Controle do orçamento

Escolha uma comercializadora que possibilite à sua empresa pagar apenas pelo que ela efetivamente consumir. Isso ajuda otimizar os recursos financeiros e criar mais valor na companhia.

Contratos conforme necessidades

O ambiente livre permite negociar as condições contratuais conforme as necessidades da empresa, sendo possível até mesmo contratar de maneira que seu preço de energia não tenha o seu valor alterado durante a vigência do contrato. Opte por uma comercializadora que ofereça produtos personalizados e facilidade na gestão da energia, sem surpresas ou dores de cabeça ao analisar o orçamento mensal.

Economia com segurança

Compre energia através de empresas reconhecidas no mercado, referências em reputação, desempenho e uso de tecnologias de ponta. Como a maior geradora renovável brasileira, a Omega oferece em sua plataforma as melhores soluções e criação de valor para o seu negócio.

Gestão simples e digital

Encontre uma comercializadora que disponibilize uma solução online para resolver tudo com poucos cliques e sem complicações. Por meio de uma plataforma, você conseguirá comprar energia de forma simples, solicitar propostas, receber o seu contrato digital e assiná-lo em ambiente virtual com segurança, sem precisar de impressões ou autenticações.

A compra de energia pela plataforma é uma oportunidade para poupar recursos naturais, tempo e dinheiro. A negociação é totalmente digital, sendo que você precisa apenas fazer um cadastro e aguardar a análise da comercializadora. Assim que ela responder ao seu pedido, será possível efetuar a contratação e a compra. As dúvidas podem ser tiradas rapidamente com o uso de um chat. 

Agora você já sabe que é uma comercializadora do Mercado Livre de Energia! Esse tipo empresa oferece diversas vantagens aos seus clientes, como a garantia de preços e condições que se adequem às necessidades do seu negócio. 

Gostaria de saber mais sobre os preços do Mercado Livre de Energia? Solicite uma cotação agora mesmo!