Relacionamento com fornecedores: 6 características essenciais na parceria

O bom relacionamento com os fornecedores facilita a obtenção de condições diferenciadas no momento da negociação.
relacionamento com fornecedores

A importância da parceria entre fornecedor e empresa vai além da política da boa convivência, ela está diretamente ligada com o sucesso nas relações comerciais e na estratégia do negócio. Por isso, as companhias buscam em seus fornecedores aliados que supram as suas necessidades, diminuindo os riscos e trazendo uma série de benefícios. 

Você sabia que o relacionamento com fornecedores também influencia na qualidade final dos produtos e na eficácia do processo de venda? Esses são aspectos muito importantes na estratégia de todas as empresas, e para que essa relação seja saudável, é preciso que ambos — empresas e fornecedores — contribuam significativamente para o sucesso um do outro.

Neste texto, você conhecerá dicas de relacionamento com os fornecedores. Elas estão divididas nos seguintes temas:

·      conceito de gestão dos fornecedores;

·      Importância e benefícios da boa relação entre a empresa e quem fornece os produtos ou serviços para ela;

·      formas de melhorar a relação com os fornecedores.

Boa leitura!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é uma atividade relacionada à gestão de toda a cadeia de suprimentos e produtos, envolvendo a seleção e a avaliação de fornecedores, bem como a escolha adequada para o seu ramo de negócio. Além disso, é feito o gerenciamento desse relacionamento, o controle e o monitoramento das atividades. Dito isso, é essencial que o profissional que faz a gestão dos fornecedores tenha uma habilidade de negociação para que a empresa consiga extrair os melhores resultados dessa parceria entre empresa e fornecedor.

Então, uma gestão de fornecedores eficaz é revertida no sucesso da sua empresa, sendo fundamental saber como direcionar os esforços do seu time para potencializar os resultados dessa atividade.

Por que é importante ter um bom relacionamento com os fornecedores?

Manter as boas práticas de relacionamento com os fornecedores é fundamental para ambas as partes. Ao prezar pela parceria amigável com quem fornece os produtos ou serviços, seu negócio obtém diversos benefícios como, por exemplo: vantagens na negociação, prazos mais flexíveis, possíveis descontos e entre outros. Listamos a seguir as principais vantagens dessa relação comercial.

Continue a leitura e confira!

Quais benefícios isso pode trazer?

Um relacionamento saudável com os fornecedores traz diversas vantagens competitivas para a sua empresa. Confira abaixo os principais benefícios dessa relação:

Poder de barganha

Conseguir descontos e condições especiais para o pagamento é um dos principais benefícios, que pode ser alcançado devido à confiança estabelecida entre compradores (sua empresa) e vendedores (os fornecedores). Isso é conquistado com o tempo de parceria e habilidades no momento da negociação.

Melhores prazos

Um bom relacionamento entre a empresa e seus fornecedores permite conseguir prazos mais flexíveis na entrega dos pedidos. Isso é possível com a otimização do planejamento estratégico, que consegue fazer uma estimativa da demanda, melhorando os prazos de entrega e as eventuais reposições dos produtos.

Mais segurança

Manter os fornecedores avaliados e homologados é de extrema importância. É necessário preservar a boa gestão dos fornecedores com um histórico de transações.

Como melhorar o relacionamento com os fornecedores?

Melhorar a relação entre a sua empresa e o seu fornecedor é fundamental para o seu negócio. Confira algumas dicas sobre o assunto!

1. Crie relações de parceria

Tenha os fornecedores da empresa como parceiros, ou seja, eles precisam ser aliados do seu negócio. A cooperação mútua permite o estabelecimento de uma parceria sólida e duradoura. Quando os dois lados se colocam “no mesmo time”, a solução de problemas e imprevistos fica mais fácil.

2. Seja transparente

A transparência é essencial para uma parceria de excelência com os fornecedores. Manter a clareza e a coesão na comunicação favorece o bom relacionamento. Lembre-se: em todos os tipos de negócios, mantenha a ética e a legalidade.

Na prática, opte por ser transparente na realização de pedidos e em todas as negociações, deixando claro qual é a realidade da sua empresa e a demanda diária de produtos.

3. Crie canais de comunicação

É essencial criar canais de comunicação para facilitar a troca de informações entre a sua empresa e os seus fornecedores. Dessa forma, a comunicação fica organizada e, mais importante, deve ser registrada.

4. Negocie com fornecedores

O bom relacionamento com os fornecedores facilita a obtenção de condições diferenciadas no momento da negociação — como acordar formas de pagamento exclusivas e mais vantajosas para a sua empresa, obter descontos, negociar preços e volume de pedidos e etc. Como podemos observar, um relacionamento amistoso e duradouro gera inúmeros benefícios.

5. Alinhe os processos

O sucesso da parceria está diretamente relacionado com o bom alinhamento de todos os processos. Ao fazer isso, é possível englobar a forma como as entregas serão feitas, a qualidade dos produtos entregues e o controle de estoque. Com essa organização, os processos serão otimizados e mais eficientes. Por meio desse alinhamento, é possível melhorar, no curto prazo, o atendimento ao cliente.

6. Acompanhe os indicadores de desempenho

Ao acompanhar o desempenho dos fornecedores, será possível reconhecer os pontos que precisam ser melhorados. Dessa forma, defina os KPIs (indicadores chave de performance) tanto para o time que trabalha com você quanto para seus fornecedores, sempre visando às metas do seu negócio.

Agora você já conhece alguns aspectos importantes da gestão de relacionamento com fornecedores e dicas para melhorar esse tipo de relação. Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais, para mostrar aos seus contatos, a importância de manter um bom relacionamento com fornecedores e as características principais dessa parceria?