3 passos para desenvolver um mindset inovador na sua equipe

Mindset inovador


Mindset
é um termo que ganhou muito destaque e nos últimos anos tem prevalecido nas conversas sobre inovação e criatividade. Quando uma empresa quer fazer uma mudança de forma estrutural, ela recorre ao mindset das equipes. Quando um profissional deseja prosperar e escalar na sua carreira, ele também deve trabalhar seu mindset. Mas por que ter um mindset inovador é tão importante para o seu negócio?

As vantagens são inegáveis para qualquer empresa, e dominar esse conceito pode ser a chave para obter resultados muito melhores. Que tal descobrir mais sobre o assunto e entender como usufruir dessa ferramenta? Continue a leitura deste post!

O que é mindset inovador?

Mindset é o termo em inglês utilizado para se referir à mentalidade de uma pessoa. Trata-se do modelo mental, da forma como alguém pensa ou enxerga as situações. O nosso mindset é determinado e definido tanto pelas nossas experiências positivas quanto negativas, ou seja, acabam influenciando a forma que lidamos com as diferentes situações e como devemos agir. Então, esse conceito acaba abrangendo a forma como as pessoas enxergam o mundo à sua volta.

Quando associamos esse conceito à inovação, estamos falando de pessoas e equipes que tem uma aptidão ao novo, ou seja, o processo de pensar acontece de uma maneira que foge do senso comum, sendo considerado disruptivo. Portanto, mindset inovador é definido como o pensamento atrelado a busca por soluções inovadoras para questões e problemas que já existem.

Sabe aqueles times com capacidade de aderir as novas tecnologias, que estão sempre procurando uma forma de resolver os problemas das melhores maneiras e que não se contentam com algo só porque funciona? Esses profissionais têm uma mentalidade inovadora.

Qual é a importância de desenvolver um mindset inovador?

Entre as principais características de um mindset inovador estão: o hábito de questionar o estado atual das coisas e a habilidade de analisar as situações indo além do problema apresentado, fazendo uma análise aprofundada do que causou o problema.

Com base nesses dois fatores, podemos perceber que times que têm uma mentalidade inovadora desenvolvem um maior número de soluções, criam melhorias e estão constantemente se aperfeiçoando. Essas pessoas com mindset inovador não se limitam a eventuais dificuldades, pelo contrário, estão sempre buscando meios de contorná-las e de extrair o máximo de cada situação.

Os times de marketing digital, por exemplo, costumam operar com essa mentalidade, afinal, precisam pensar além do óbvio e do que todo mundo está fazendo.

Quais benefícios o mindset inovador pode trazer?

O mindset inovador é o ingrediente principal para uma empresa que deseja estar à frente das mudanças e inovações dentro do seu segmento. Em muitos casos, esse é um fator de sobrevivência, afinal, não tem como se manter competitivo fazendo tudo sempre da mesma forma ou igual aos seus concorrentes, não é verdade? Se não existissem essas motivações de mudanças, os negócios nunca teriam investido no marketing para sites, por exemplo.

Em muitos casos equipar o time com ferramentas de alta tecnologia não é suficiente, é preciso desenvolver habilidades por trás dos recursos tecnológicos para conseguir ir além do óbvio e do que já foi feito. Muitas vezes, a mudança super inovadora não envolve somente tecnologia — pode ser uma simples alteração no fluxo de um processo, por exemplo.

Como desenvolver um mindset inovador na sua equipe?

Quer saber como levar essa nova mentalidade para o seu time? Confira as dicas que listamos a seguir.

1. Criar projetos de inovação

O primeiro passo é criar um ambiente propício para que a inovação aconteça — um lugar em que as teorias possam ser testadas e que novos experimentos sejam feitos. Nesse espaço, é fundamental que os erros não sejam criticados, mas que sirvam como lições aprendidas, sendo pontos de partida para correções.

Para que isso aconteça, nada melhor do que elaborar um projeto de inovação, com tecnologia disponível, pessoas qualificadas e um orçamento predeterminado. Nesses projetos, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

  • a pesquisa de novas tendências de mercado e oportunidades reais de inovar;
  • o monitoramento dos hábitos de consumo do público-alvo;
  • a gestão de dados qualificados para gerar vantagens competitivas valiosas;
  • a prática de benchmarking;
  • a possibilidade de revisão do modelo de negócio ou de alguma etapa específica.

2. Contar com ações sustentáveis

O conceito de inovação não está apenas atrelado com inventar ou reinventar um produto, um processo ou um serviço. Assuntos e temas já bem conhecidos, como é o caso de sustentabilidade, possuem um relevante papel no cenário atual quando nos referimos a empresas com mindset inovador. Uma maneira de começar é adotando o fornecimento de energia da empresa através de energia limpa.

Optar por energia renovável é essencial não apenas pela agenda ambiental, como também pela otimização dos recursos da empresa. Poder contar com a previsibilidade de custos e a flexibilidade de contratação podem potencializar os resultados de economia da companhia.

Conheça mais sobre o assunto e faça uma simulação sobre o quanto você pode economizar com a mudança para o Mercado Livre de Energia.

3. Realizar treinamentos

A essa altura, você deve estar se perguntando se tem como treinar um mindset para ele serinovador? De certa forma é possível! Você não vai treinar o mindset em si, mas é possível treinar algumas características que são desejadas e que configuram essa capacidade, como:

  • empatia para que as pessoas olhem pelo ponto de vista do cliente;
  • habilidade de reconhecer os problemas e construir soluções;
  • gerenciamento de riscos e reconhecimento de novas possibilidades;
  • criação de networking;
  • capacidade de observação;
  • criatividade e autenticidade para ir além.

Gostou do que acabou de descobrir sobre mindset inovador? Então, que tal aprender mais sobre Inovação organizacional? Confira o guia completo para se diferenciar!