Marketing para sites de consultoria de energia: 5 dicas para atrair clientes

Diante da crise do coronavírus, as consultorias de energia tiveram que se reinventar, assim como todo o mercado. A tradicional reunião “cara a cara” foi trocada por ligações e videoconferências. Logo, com essa transformação digital forçada, as estratégias de marketing para sites de consultoria de energia têm trazido resultados positivos para ganhar lugar em um território até então pouco explorado, aproveitando o momento de alta de 4,5% no consumo energético, em agosto de 2020. 

Apesar da queda drástica entre abril e junho, a Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) registrou “sinais estáveis de recuperação após meses de retração causada pelo acirramento das medidas de combate à covid-19”. E, com a crescente demanda da área, essa é a ocasião ideal para investir em prospecção e fidelização de clientes, principalmente nos setores de bebidas, minerais não-metálicos, saneamento e alimentícios, áreas que lideraram essa alta no consumo.  

Em outras palavras, a presença digital eficiente pode ser determinante para que a empresa seja bem-sucedida diante da concorrência e destaque-se em um mercado que já conta com mais de 10 mil agentes registrados na CCEE.

Como vender mais ao investir em marketing para sites de consultoria de energia? 

Em geral, o marketing para sites de consultoria de energia gira em torno de contar histórias que chamam atenção, com qualidade, originalidade e até mesmo entretenimento, podendo ter uma certa dose de humor. Basicamente, a ideia é facilitar a vida das pessoas, educando ou ofertando opções para resolver problemas. Por exemplo, sua empresa pode divulgar o que é o Mercado Livre de Energia e como é o processo de migração, abordando o assunto de forma lúdica, com vídeos e infográficos. 

Em síntese, os principais benefícios do marketing nos sites de consultoria de energia são relacionados aos seguintes princípios: 

A criação de conteúdos ricos possibilita mais engajamento, o que aumenta a visibilidade orgânica tanto no Google quanto nos outros buscadores, sem ter que pagar por anúncios. Logo, tais práticas trazem mais tráfego e, consequentemente, asseguram os leads qualificados, o que é vital para a conversão em vendas; 

Os websites ampliam o alcance das marcas, pois 134 milhões de pessoas acessam a internet no país, preferencialmente pelo celular. A propósito, 59% desse público prioriza a pesquisa de produtos e serviços, portanto, é importante posicionar bem as páginas nos resultados do Google para se destacar perante concorrentes. Ou seja, ao fornecer respostas com eficácia, sua empresa pode ser considerada como uma autoridade em determinados assuntos; 

Disponibilizar canais que facilitam a comunicação contribui para estabelecer o relacionamento com clientes em potencial, porque as iniciativas de marketing nos sites de consultoria de energia resultam em diálogos positivos com públicos de interesse; 

Igualmente, é essencial ponderar sobre as personas e a experiência de consumo como forma de guiar a produção do site, levando em conta o design atrativo, a usabilidade e, ainda, a responsividade para possibilitar o acesso por diferentes dispositivos (celulares, computadores e outros). 

5 dicas infalíveis de marketing para sites de consultoria de energia 

De fato, há diversas táticas de marketing para sites de consultoria de energia que permitem fechar novos negócios e aumentar os lucros. A seguir, selecionamos algumas dicas essenciais para atrair clientes em potencial, espontaneamente, além de fidelizar aqueles que já fazem parte da carteira.

1. Estruture e otimize seu site 

Antes de partir para etapas mais avançadas, certifique-se de que seu site está bem estruturado e otimizado. Veja algumas dicas de como fazer isso: 

  • Registre o domínio e contrate uma hospedagem para o site; 
  • Crie um blog para posicionar a consultoria como uma referência no ramo energético; 
  • Divulgue depoimentos de quem já usou o serviço, como prova social para reforçar a credibilidade; 
  • Use as landing pages com o objetivo de ativar as vendas; 
  • Inclua links internos para incentivar a navegação em outras áreas do site; 
  • Atente para as questões de segurança nos meios digitais. 

2. Analise a performance do seu site 

Analisar a performance digital da empresa é essencial para tomar decisões fundamentadas sobre a sua estratégia. Isso inclui avaliar o comportamento do usuário para aprimorar os conteúdos e não se basear apenas em “achismos”. Para isso, você pode usar o Google Analytics, uma das principais ferramentas do Google, que é voltada para mensurar os resultados das campanhas e do site.  

3. Use um bom CMS para publicar conteúdos 

Um Content Management System (CMS) facilita a publicação de conteúdos online. Se você vai criar um site, um blog ou deseja escolher outra plataforma para seu site atual, indicamos o WordPress, um dos melhores CMS da internet.  

De código aberto, ele facilita a criação de sites dinâmicos e amigáveis para os buscadores. Com isso, mesmo não sabendo nada de design ou tecnologia, você é capaz de criar seu próprio site e blog, de forma autônoma. Além disso, o WordPress proporciona uma infinidade de plugins e recursos gratuitos para ajudar no dia a dia das suas ações de marketing. 

4. Saiba como os usuários chegam ao seu site 

Google Search Console, assim como o Google Analytics, é um componente obrigatório para quem trabalha com marketing digital. Essa ferramenta permite visualizar as principais buscas que foram feitas por usuários do Google e que levaram até o seu site. É possível ainda avaliar a performance técnica, os pontos de melhoria e muito mais. 

5. Automatize o seu marketing digital 

Para ganhar tempo, você pode automatizar tarefas repetitivas, como: envio de email marketing, criação de landing pages, agendamento de posts nas redes sociais e geração de relatórios. Com um software nacional como o Lahar, essas tarefas, que antes pareciam complexas podem ser feitas com poucos cliques. Você também pode começar experimentando o serviço gratuitamente e testar sua estratégia online. 

Enfim, esperamos que você aproveite essas iniciativas de marketing para sites de consultoria de energia, afinal, queremos crescer juntos e, claro, de maneira sustentável. Para continuar acompanhando mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter e tenha acesso a informações e tendências do setor energético, que vão te ajudar a aprimorar seus negócios e atrair mais clientes. Até breve!