Diferencial competitivo: 3 alternativas para superar a concorrência

Partindo do princípio de que toda empresa tem ou vai ter pelo menos um concorrente, para atingir o sucesso, é necessário contar com um diferencial competitivo.
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Partindo do princípio de que toda empresa tem ou vai ter pelo menos um concorrente, é necessário contar com um diferencial competitivo. Entre outras questões, é ele que vai permitir que a sua marca seja sempre lembrada pelos consumidores e priorizada na hora das compras.

Nesse cenário, é importante fazer um questionamento: quais motivos fazem com que os consumidores comprem os seus produtos ou contratem os seus serviços?

A resposta para essa pergunta envolve diversos fatores e pode fazer a sua empresa superar a concorrência na preferência do cliente. São eles: um bom atendimento com a preocupação na satisfação do consumidor, prazo de entregas e devoluções ágeis, além de inovações constantes nos produtos e serviços. Se a sua empresa adota algumas dessas estratégias, você provavelmente está no caminho certo.

Quer saber como criar um diferencial competitivo verdadeiro e superar a concorrência? Continue a leitura e confira as dicas que listamos para você!

O que é diferencial competitivo?

Diferencial competitivo envolve as características que fazem uma determinada empresa ser a melhor escolha no mercado — seja pela oferta de produtos ou pelos serviços prestados por ela, proporcionando uma experiência única para os consumidores. 

Em um ambiente que há diferencial competitivo, existem outras empresas que atuam no mesmo nicho de mercado. Mesmo assim, o cliente vai preferir o seu produto em relação ao da concorrência. Esse diferencial pode ser o resultado de alguns fatores: preços mais vantajosos, diferença na qualidade dos produtos, uma oferta de serviços de alto nível, um atendimento diferenciado, inovações e lançamentos constantes, a existência de políticas sustentáveis na empresa, entre outros aspectos.

O diferencial competitivo somente poderá ser encarado como verdadeiro se o cliente realmente reconhecer o valor da empresa. Dessa maneira, a companhia deve focar no desenvolvimento de estratégias que permitam conquistar e fidelizar o cliente, além de elaborar um plano estratégico de marketing e comunicação para divulgar esse diferencial.

Qual é a importância do diferencial competitivo?

Criar uma identidade sólida da marca, aumentar a credibilidade e o reconhecimento no mercado, e focar nos investimentos são características de empresas que apresentam um diferencial competitivo. 

Mesmo as empresas que já são conceituadas no mercado, precisam trabalhar essas questões continuamente se quiserem manter suas vendas em alta e aumentar o seu marketshare. É justamente aí que se revela a importância dessas estratégias: elas impactam diretamente e positivamente na rentabilidade do negócio e no prestígio dele no mercado!

Quais são as opções de diferencial competitivo?

Se aumentar a rentabilidade chamou a sua atenção e despertou o interesse em saber como criar um diferencial competitivo, confira algumas opções para impulsionar o seu negócio.

1. Atendimento

Em nichos do mercado em que há pouca possibilidade de diferenciação do produto ou da oferta do serviço, o atendimento ao cliente pode ser uma questão chave para o seu negócio. 

Quando uma empresa se relaciona bem com seus clientes, ela proporciona uma experiência única e de qualidade. A fidelização é essencial para que ocorra o famoso boca a boca, que ainda é um meio eficiente de indicação, atraindo novos consumidores para o seu negócio. 

2. Qualidade

Com um mercado repleto de concorrentes, muitas empresas adotam a estratégia de atração de clientes através de um preço competitivo dos seus produtos ou serviços. Porém, é essencial levar em consideração a qualidade do produto também.

A qualidade está diretamente relacionada a satisfação das necessidades dos clientes e a experiência que eles terão com o seu produto ou serviço. Então, manter o padrão é de suma importância, evitando a evasão de clientes já fidelizados, a incidência de reclamações, trocas e insatisfações.

Os produtos de boa qualidade podem agregar valor à marca e cativar o consumidor.

3. Empresa sustentável

O consumo de produtos comercializados por empresas comprometidas com as questões sustentáveis vem aumentando ao longo dos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain com cinco mil pessoas e publicado na Revista Meio Ambiente Industrial, 12% dos consumidores no varejo consomem exclusivamente produtos de empresas comprometidas com o meio ambiente. Além disso, 42% dos pesquisados compram regularmente de empresas comprometidas com essas questões ambientais.

A predileção por empresas sustentáveis é uma tendência que mostra a relação direta entre rentabilidade com a sustentabilidade. Deixando clara a importância das empresas serem transparentes e éticas, adotando práticas e políticas que deixem um resultado positivo na sociedade e no meio que atuam.

Como conquistar cada um deles?

Algumas práticas podem ser o ponto chave na conquista do diferencial competitivo que toda empresa busca. Confira!

Conheça o seu cliente

Para uma empresa conseguir desenvolver o seu diferencial competitivo é necessário, primeiramente, que ela conheça e entenda o seu público-alvo. Isso irá contribuir no entendimento de quais são as necessidades dos consumidores.

Busque adequar-se às políticas sustentáveis

Encontrar formas sustentáveis de manter o negócio e incluir essas políticas no propósito da empresa possui diversos benefícios, como:

  • a melhora no relacionamento com o cliente, que tem procurado empresas preocupadas com questões sustentáveis e que buscam fazer diferença no meio em que estão inseridas;
  • o aumento na reputação do negócio frente ao mercado. As empresas com políticas sustentáveis são mais bem-vistas, inclusive por investidores;
  • a redução dos custos por meio de diversas estratégias sustentáveis. Como, por exemplo, o uso da energia limpa no seu negócio— possibilitando a prática de preços mais competitivos, sem interferir na qualidade de produtos ou serviços comercializados.

Tenha uma equipe qualificada

O time de colaboradores é uma poderosa arma dentro das estratégias de diferencial competitivo de uma empresa. São eles que atuam no desenvolvimento de produtos e estratégias que serão essenciais para o negócio se diferenciar da concorrência.

É interessante buscar profissionais qualificados, que estejam alinhados com os ideais do negócio e tenham boas habilidades comportamentais e técnicas. Para que isso aconteça, a empresa deve investir em programas de retenção de talentos e montar estratégias na sua reputação como marca empregadora. Ter um ambiente organizacional agradável e oferecer benefícios inovadores são apenas duas entre diversas possibilidades de garantir os melhores talentos do mercado.

Chegamos ao final do nosso texto sobre diferencial competitivo! Esperamos que você consiga aproveitar as informações trazidas ao longo deste material nos seus próximos planejamentos.

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