Entenda como a energia limpa é vantajosa para sua empresa e o meio ambiente – por Biz Capital

Os últimos anos foram marcados por intensas discussões entre governos, empresas e pessoas ao redor do mundo sobre desenvolvimento sustentável. Como forma de preservar o meio ambiente, o Brasil passou a investir cada vez mais na produção de energia limpa e renovável. Contudo, ainda existe um longo caminho a percorrer, já que o país ocupa o sétimo lugar no ranking das nações que mais contribuem para o aquecimento global.

Os efeitos do uso desenfreado dos recursos naturais, desmatamento e emissão de gases poluentes já são sentidos por toda a população. Por isso, os brasileiros estão cada vez mais sustentáveis e conscientes. Um estudo revelou que 42% das pessoas estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir os impactos no meio ambiente, enquanto 58% dos entrevistados afirmam não comprar produtos de empresas que realizam testes em animais.

Com a mudança nos hábitos de consumo da população, é mais importante e estratégico do que nunca que as empresas repensem suas políticas internas para garantir um crescimento e desenvolvimento sustentável a longo prazo. E a energia limpa pode ser bastante vantajosa para os seus negócios. Descubra como!

O que é energia limpa?

A energia limpa é produzida sem o lançamento de poluentes na natureza ou gases do efeito estufa, ao contrário da energia gerada a partir de fontes como o petróleo, o carvão e o gás natural. Sua geração é possível graças às fontes renováveis de energia, como o vento, a água e o sol, por exemplo.

Os investimentos em fontes renováveis de energia vêm crescendo ao longo do tempo no mundo todo, chegando a US$ 282 bilhões só em 2019. Segundo o Balanço Energético Nacional, as fontes renováveis corresponderam a 45,3% do consumo total de energia no Brasil em 2018.

Além disso, um estudo realizado pelo Greenpeace mostrou que, em poucos anos, as fontes de energia limpa devem representar a maior fatia do consumo de eletricidade em todo o país.

Formas de energia limpa

Existem diversas opções de energias renováveis para empresas no mercado. Dentre as mais populares, estão:

  • Energia solar: gerada a partir de placas fotovoltaicas que ficam expostas ao sol para transformar a radiação captada em corrente elétrica. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de energia produzida.
  • Energia eólica: obtida por meio da força dos ventos. Para isso, são instaladas hélices no topo de altas torres, que giram conforme a intensidade dos ventos para transformar a força motriz das turbinas em eletricidade.
  • Energia hidráulica: gerada pela força e movimento das águas dos rios. No Brasil, ela é a principal fonte de energia elétrica.

Vantagens da energia limpa e renovável

Agora que você já sabe o que são energias renováveis, provavelmente deve estar se perguntando quais são as suas vantagens para os negócios. São muitas! Mas, para que você possa escolher essas fontes de energia para a sua empresa e aproveitar esses benefícios, é necessário migrar para o Mercado Livre de Energia. Para isso, seu negócio precisa atender a alguns pré-requisitos, como ter uma demanda de energia maior que 500 KW ou unidades do negócio ligados ao mesmo CNPJ raiz que somem essa energia, desde que cada uma tenha, no mínimo, 30 KW de demanda.

Após passar pelo processo de migração, você poderá:

Escolher seus fornecedores de energia para negociar os melhores preços e taxas

No Mercado Livre de Energia é possível escolher de quem sua empresa deseja comprar energia, negociando preços, prazos e formas de pagamento. De acordo com o tipo de fonte de energia escolhida, você pode ganhar descontos na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (Tusd), além de economizar até 34% no valor médio da sua conta de luz. Para saber como migrar para o Mercado Livre de Energia, basta acessar aqui.

Ter previsibilidade de custos

Ao negociar a compra de energia no mercado livre, sua empresa passa a trabalhar com custos planejados e controle de gastos, já que é possível fechar contratos com valores fixos, evitando surpresas com as alterações tarifárias, por exemplo.

Ser ainda mais competitivo no mercado

O crescimento sustentável é uma tendência de mercado economicamente positiva. Uma pesquisa concluiu que 87% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas que têm programas para garantir processos mais sustentáveis. Adotando políticas que ajudam a preservar a natureza, seu negócio ainda pode atrair mais consumidores a médio e longo prazo.

Ainda não tenho perfil para fazer parte do Mercado Livre de Energia, e agora?

Se a sua empresa ainda não tem perfil para fazer parte do Mercado Livre de Energia, não se preocupe. A demanda mínima já tem redução prevista e aprovada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com a Portaria nº 465, de 12 de dezembro de 2019. No texto, o MME informa que até 31 de janeiro de 2022 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá apresentar estudos de abertura do mercado para consumidores com menos de 500 kW de demanda. O cronograma de abertura deve iniciar em 1º de janeiro de 2024.

Este artigo foi escrito pela BizCapital, fintech brasileira de empréstimo online para micro e pequenas empresas. Precisa de crédito para crescer seu negócio ou uma conta PJ para sua empresa sem custos? Então, pede Biz!